A VOLTA PRA CASA
Com texto de Matéi Visniec e direção da consagrada atriz Regina Duarte peça transporta público à reflexão sobre a condição humana em tempos de guerra
“A Volta para Casa” que, em um ato consegue em tom casual de conversas cotidianas, tratar de importantes temas que dizem respeito à condição humana: o sentido da vida e da morte, o valor das coisas e das pessoas, a fragmentação dos territórios e do conceito de pátria, a tensão entre indivíduo e sociedade.
Num cenário de fim de guerra, um jovem soldado aprende a observar seus inimigos que vivem do outro lado da rua, uma mulher tenta cruzar a fronteira para retornar a seu país de origem e um General percorre o campo de batalha, convocando os mortos a se levantarem para a entrada triunfal de volta à terra natal, no desfile do Dia do Grande Perdão.
Fazem parte deste grupo dos desaparecidos, os desmemoriados e outros tantos. Visniec denuncia as feridas de guerra e a condição alienada e fragmentada do homem contemporâneo.
O texto de Visniec surpreende pela riqueza de imagens criadas e a revelação do cotidiano insólito que insistimos em ignorar. Uma dramaturgia que nos faz sorrir pensando e pensar sorrindo.