ATOR É FILIADO A IMPORTANTES ENTIDADES DO SETOR E PROMOVE A IMPORTANCIA DA FILIAÇÃO ÀS ENTIDADES DE CLASSE

 

Diante de um mercado altamente competitivo e das novas diretrizes da Lei do Trabalhador, algumas entidades perderam sua força como sindicatos e entidades de classe. Nessa contramão o Ator Paulo Gabriel, define como essencial a presença dos respectivos atores em seus órgãos representativos, pois diante da universalização dos mercados, somente as entidades terão como lutar por direitos para os artistas nacionais, veja o comentário do ator: ”Pode parecer démodé hoje um ator ser sindicalizado. E é fato que o sindicato , SATED, teve um largo período de defasagem da sua representatividade e até sua autoridade questionada ou não respeitada pelos contratantes. Fato é que o Sindicato não se atualizou e se tornou inoperante para uma parcela expressiva dos atores e atrizes. Com isso, outras entidades foram surgindo. Eu sou associado ao SATED e acho importante a prática do exercício e do pensamento do coletivo de classe e explico o porquê e para o momento atual: O mundo das cênicas, para as telas vêm mudando rapidamente. O streaming entrou com uma força violenta no segmento e não irá regredir. Acordos mundo afora são reproduzidos parcialmente aqui, pois o próprio mercado ficou à deriva diante da força do capital que tritura quem argumenta contra, em favor do ponta fraca dessa corda, os artistas. Está me debate agora no meio, os direitos dos intérpretes que tem sua obra difundida mundo afora nas plataformas, mas que não recebem por isso. Lá fora os roteiristas se organizaram e conseguiram rever condições na justiça. Aqui no Brasil, a ABRA, entidade dos roteiristas, também já se manifestou. Vejo como fundamental o ator estar conectado com os aspectos econômicos do ofício, estar inteirado dos movimentos atuais para estar apto ao diálogo sobre. Nessa leva de novos players, em prol dos direitos dos intérpretes surgiu a INTERARTS BRASIL, organismo de representatividade internacional que faz um trabalho ímpar na captação dos recursos de direito do ator que ficam retidos no país de origem da transmissão ou licenciamento. Ou melhor, ficavam. No último ano de recolhimento (2019)a INTERARTS BRASIL, trouxe mais de 1 milhão de reais que eram de direito de seus intérpretes, sendo que tal capital era recolhido e não repassado. Ficava represado no país, pois não havia um organismo com competência jurídica e legal que o fizesse. Por isso é importante que atores se filiem a tais organismos, para ter a devida representatividade e seus direitos econômicos preservados. Por último como trafego com certa fluidez no mercado do áudio visual, me tornei membro da Academia Brasileira de Cinema, entidade que participa ativamente na indústria e que aglutina talentos de diversas áreas do se fazer cinema, series e novelas. A respectiva Academia é responsável pela indicação dos filmes Brasileiros ao Oscar e que trabalha ativamente no setor e participar de tal entidade prestigiada traz uma sensação de pertencimento a algo maior e essencial para a unidade do nosso setor.

Deixo aqui aos amigos atores essa mensagem para que outros também o façam para juntos criemos um ambiente democrático e com força expressiva e com poder de voto, para tanto ser associado aos organismos de representatividade é a melhor maneira de ser participe.

Adaptação do Conteúdo: Redação Site Paulo Gabriel

Importante: Este editorial tem como finalidade de informar e divulgar o projeto e o trabalho do Ator Paulo Gabriel através da fusão de matérias relacionadas ao trabalho em questão, sem o intuito de ferir a autoria dos jornalistas e profissionais de comunicação envolvidos.

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